Esta semana foi marcada pela estreia da nova temporada de The Crown, dedicada à história de vida do mais celebre e adorado membro da família real britânica, a princesa Diana. Conhecida por seguir as suas próprias regras e por quebrar várias vezes o protocolo real com as suas escolhas arrojadas, Diana foi um ícone da moda dos anos 80/90 sendo raro qualquer peça que ela usava passar despercebida. Aliando este facto às causas humanitárias a que se dedicou e à preocupação e carinho evidente que tinha pelos outros era o exemplo de pessoa que todos sonhavam ser.
Podem ter passado mais de 20 anos desde a sua morte mas o seu estilo foi tao reverente e intemporal que ainda hoje algumas das tendências mais usadas remetem para os seus looks, basta olhar para as nossas instagramers favoritas.
Neste post vou mostrar-vos algumas das peças mais vincadas no guarda roupa da monarca assim como vários looks que me inspiram diariamente:
1º Camisolas e vestes de malha
As escolhas arriscadas nem sempre fizeram parte do guarda roupa de Diana. Ao início a princesa jogava pelo seguro com peças tons pastel e cortes simples, as camisolas e as vestes eram peças sempre presentes. Foi através dela que estas peças deixaram de ser vistas como “peças da avó” passando a ter um toque mais moderno e fashionista.
2º Blazers e fatos
Quer fossem em formato de vestido, conjugados com saias ou com calças, eram a peça mais versátil do seu guarda roupa sendo o seu go-to por poder ser formalizada num evento mais importante onde a família tinha de estar presente ou apenas num momento de descontração com os filhos.
3º Mom jeans
A grande tendência dos anos 90 que fez o seu comeback nos últimos anos e desde então nunca mais nos deixou foi também ela adotada pela monarca em dias off e momentos de lazer com looks menos contruídos e mais minimalistas.
4º Vestidos de gala
Como membro da família real, Diana também usava muitos vestidos de gala que ostentou em grandes cerimónias. Por norma sempre muito ousados, não fossem estes os loucos anos 80 onde ser excêntrico era o que estava a dar. Mangas e saias volumosas, tule, lantejoulas e cores vibrantes eram aspetos por norma ostentados nos vestidos de gala da princesa.
Por outro lado a princesa também era conhecida pela sua classe tendo também utilizado para cerimónias ou eventos importantes vestidos mais formais e delicados, que não davam tanto nas vistas mas deixavam qualquer um de queixo caído. Não surpreenderia a ninguém que os meus dois vestidos favoritos da princesa fossem o azul noite de Victor Edelstein utilizado em 1985 na dança com John Travolta e o vestido cintilante da versace utilizado para a capa da Harper’s Bazzar em Novembro de 1991.
5º Estampado e bolinhas
Era frequente ver a princesa com peças estampadas, mas a mais comum era o padrão as bolinhas tendo este ficado ainda mais conhecido com o vestido azul as bolinhas com a qual se apresentou à saída da maternidade depois de ter tido o seu primeiro filho, o príncipe William (facto que posteriormente foi repetido por Kate Midelton aquando o nascimento do príncipe George em homenagem a Diana).
6º Chuncky sneakers e Calções bicicleta
O lado desportivo da princesa também marcou a época com a utilização de sapatilhas chuncky que tanto adoramos hoje e calções bicicleta com sweatshirts largas e oversized.
Este é o style file da Princesa Diana
Xo Xo
Ana Carolina Freitas
Comments