top of page
  • Foto do escritorAna Carolina Freitas

Vamos começar?

Admitam lá quantas vezes pensaram “Adorava mudar o meu guarda roupa / vestir-me mais como a pessoa x / ter o meu estilo próprio, mas não sei por onde começar”?


Muito frequentemente este tipo de pensamento surge nas nossas cabeças e damos por nós a aceitá-lo como uma desculpa, achamos que estamos num beco sem saída onde nada pode mudar. Se te relacionas com alguma destas frases estás no sítio certo pois é aqui que eu entro.


Para começar, todas as afirmações que mencionei em cima não passam de desculpas! Nós atraímos o que pensamentos e ao pensares desta forma acredita nunca vais conseguir alcançar o teu objetivo. Este é o meu primeiro conselho, esquece o que está para trás e foca-te no presente, muda o teu “não sei por onde começar” para “o que é que eu posso fazer?”.


Não te vou mentir o processo vai ser demorado, eu própria passei os meus bons anos nesta aventura, mas é também por ter demorado esse tempo que hoje de posso poupar algum trabalho e dar-te as ferramentas iniciais para construíres o teu armário de sonho.

Vamos a isso?


1º Foca-te nos básicos

Decidi meter esta dica em primeiro porque é sem dúvida a mais importante, foi por ela que me guiei quando eu própria comecei a tentar mudar o meu estilo. Muitas vezes pensamos que o básico é sinónimo de aborrecido, mas muito pelo contrário uma peça de uma só cor (especialmente neutras) e com cortes simples podem sem dúvida alguma mudar o nosso armário de um 8 a um 80.

Eis algumas opções:




2º Como escolher calças de ganga?

Calças de ganga são aquela peça fundamental. Existem vários estilos, e em primeiro lugar há que saber qual o que melhor se adapta a ti. No meu caso sou uma grande fã de calças flare ou de corte direito, uma vez que o seu corte alonga a silhueta e favorece o meu tipo de corpo. A lavagem também é igualmente importante, opta por lavagens simples sem manchas e sem rasgões para teres aquele look mais clean.



3º Camisas não são só para o escritório

Quando escolhes as tuas peças tem em mente a sua versatilidade, pois quanto mais vezes as utilizares mais rendes o teu dinheiro. Opta por aquelas que podes usar quer no trabalho/escola para looks mais formais ou para um encontro com amigos. A camisa é um excelente exemplo de uma peça que podemos utilizar em qualquer local e que se adapta a qualquer look. Opta por uma com cortes retos, branca e com um tecido opaco.



4º Que casacos escolher?

Não vou mentir que a minha perdição são blazers, desde que os comecei a comprar nunca mais consegui parar. Tal como todas as peças que nomeei anteriormente podem ser usados em ocasiões mais formais ou mais informais. Tem em conta o tecido que escolhes (fica já o aviso que blazers de linho não são a melhor opção por se engelharem facilmente) e o molde, sendo mais cintado se quiseres um look mais feminino ou oversized para um look descontraído.

Se o blazer não é a tua praia, os casacos biker são outra opção a ter em conta.



5º Quanto menos melhor - Acessórios minimalistas

Quando o assunto são acessórios não há que errar, quanto mais simples e delicados melhor.



Algumas marcas portuguesas que acompanho no instagram e onde podes comprar os teus acessórios:



6º These shoes are made for walking

No que toca a calçado a minha recomendação é ter um par de sapatilhas no mínimo que sejam confortáveis com cores neutras (preferencialmente opto sempre pelo branco) para que possam ser adicionadas a qualquer outfit. Os meus go to pessoais são all stars, superstar ou umas sapatilhas que tenho da bershka estilo chuncky mas uma vez que já as comprei o ano passado vou tentar deixar o link de umas semelhantes.



Quanto ao calçado mais formal um bom salto dá aquele toque de glamour até ao look mais simples. Tem em atenção o tipo de salto que escolhes, não compres sapatos de salto fino direito pois a disposição do salto vai te retirar equilíbrio e consequentemente tornar o andar mais desconfortável. Se o salto alto não é uma opção para ti umas sandálias rasas também fazem o serviço.

Com todas estas dicas acabaram-se as desculpas!!!


Na próxima vez que fores comprar algo novo para utilizares quero que te lembres destas 6 dicas fundamentais, mas mais que tudo, de que o simples é o novo luxo. O chão é o suporte de qualquer casa, assim como os básicos são o suporte de qualquer armário cheio de estilo, e só depois de ter um chão estável é que passamos para o outro nível, o estilo pessoal, onde as peças que vestes acarretam a tua personalidade (mas esse será um tópico para mais tarde).


Para qualquer dica que precises não existe em mandar mensagem para a página do Instagram.


Xo Xo

Ana Carolina Freitas


98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Blue Jeans

bottom of page