top of page
  • Foto do escritorAna Carolina Freitas

SOMETHING OLD OR SOMETHING NEW?

Atualizado: 4 de abr. de 2020

Ao vasculhar a internet à procura de um tema para trazer aqui para o blog deparei-me com um artigo que falava dos “grandes looks das celebridades nas festas dos anos 80” e ao olhar para algumas das imagens os looks consistiam em: mangas balão, metálicos, mom jeans, vestidos compridos e estampados…. Familiar não?


Com o fator cíclico da moda as lojas vintage tornaram-se tendência numa sociedade habituada a um consumo desenfreado. Tendências e Saldos são termos oferecidos pela fast fashion, que aliadas a plataformas como o Youtube e o Instagram, mostram o que é novo e nos impingem moda acessível e rápida.


Tudo isto é excelente para a geração dos millenials, a geração da internet onde a paciência não tem lugar na lista das características. É necessário parar e refletir, para o bem do planeta e para o nosso próprio bem. Ao comprar roupa em segunda mão estamos a contribuir para diminuir a pegada ecológica da indústria da moda, combater a produção em massa e o desperdício e a aliviar as nossas carteiras de todo o consumo impulsivo.


Compramos com consciência e não pela tendência


No entanto não é tudo um mar de rosas, para comprar vintage tens de saber filtrar! Não vais dar logo de caras com aquele vestido lindo de morrer, vais precisar de saber como o procurar. Aqui não há catálogos online nem manequins com conjugações já preparadas para ir para o carrinho, vais ter de ser tu a aprender como se faz.


Fica em baixo 3 dicas fundamentais para aprender a comprar em segunda mão:


1. FOCO NOS DETALHES

Numa loja em segunda mão vamos ter roupa com alguns anos de existência por isso é importante ter em atenção quais os tecidos que tal como se diz do vinho “envelhecem bem”. Alguns exemplos: seda, cachemira, veludo, bombazine, renda, ganga, algodão.

Outro aspeto a ter em atenção (casos seja do vosso interesse) consiste nas marcas escolhidas. Optem por marcas onde gostam as roupas de anos anteriores como a Levis caso contrário se forem para marcas como a Guess podem ir parar aquelas roupas estilo 2000 que ninguém quer relembrar.




2. O AFTER

Enquanto compramos a roupa já temos de estar a pensar dois passos a frente, como por exemplo no que toca à limpeza das peças e ao seu cuidado. Aquele casaco de cabedal que viste pode ser um grande statement e estar em ótimas condições, mas será que o preço da lavagem compensa o preço de compra?

Outro fator importante, agora no pós compra, consiste nas adaptações que podes fazer a tua nova peça. Transforma um vestido numa camisola, adapta as calças gigantescas que compraste ao teu corpo …. A partir deste momento a linha e a agulha são os teus melhores amigos.



3. CRIA UMA LISTA

É importante ser organizado para que isto corra bem. Procura na internet lojas vintage ou thrift stores da tua zona e num dia livre passa por lá e dá uma vista de olhos. Anota num caderno as que mais gostaste e quais os estilos que por lá encontras.

Assim vai tornar-se muito mais fácil não só saberes onde procurar, mas também o que procurar, pois aqui é onde a magia está o vintage ajuda-te a criar um estilo próprio e único onde quem diz as regras és tu.


Algumas lojas e locais que encontrei:

Lisboa

Porto



Xo Xo

Ana Carolina Freitas

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page